Bibliojornal
Pesquisa

O porquê das coisas...
Por Paula Agualuza (Professora), em 2012/05/18959 leram | 0 comentários | 212 gostam
O nariz e as orelhas nunca param de crescer...
A expressão "lágrimas de crocodilo"...
A cor vermelha das joaninhas...
Os golfinhos deixam apenas uma metade do cérebro dormir de cada vez...
As moscas conseguem andar em tetos e paredes...
O nariz e as orelhas nunca param de crescer porque o tecido cartilaginoso de que são constituídos, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo se torna adulto. Daí, o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

A expressão "lágrimas de crocodilo" deriva do seguinte facto: quando os crocodilos comem uma presa, eles a engolem sem mastigar. Para isso, abrem a boca de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem. A partir dessa observação, passou-se a dizer que as pessoas que choram sem razão, ou por fingimento, derramam lágrimas de crocodilo.

A cor vermelha das joaninhas com pintinhas pretas nas "costas", que tanto agrada à visão humana, é na verdade um aviso aos pássaros, seus inimigos naturais, que diz "mantenha distância, temos um gosto muito ruim". Esses insetos, chamados de Coleópteros coccinelídeos, além de bonitinhos, são extremamente benéficos ao homem, pois se alimentam de pulgões, bichos que sugam a seiva das plantas podendo causar-lhes sérios prejuízos.

Os golfinhos deixam apenas uma metade do cérebro dormir de cada vez porque precisam estar conscientes para manter a respiração. Por isso, eles não podem dormir em sono profundo, como os humanos, ou morreriam sufocados. Estudos indicaram que esses simpáticos animais "resolvem" o problema deixando apenas uma das metades do cérebro dormir de cada vez! Além disso, eles mantêm um dos olhos abertos durante o sono, trocando de olho em intervalos de cerca de uma hora. Os golfinhos dormem nesse estado de semi-vigília durante 8 horas por dia, nadando lentamente e subindo à superfície de vez em quando para dar uma "respiradela". Alguns, entretanto, preferem deitar no fundo de águas rasas ou boiar preguiçosamente na superfície.

As moscas conseguem andar em tetos e paredes porque as suas patas têm cada uma, na ponta, duas pequenas almofadas com ventosas microscópicas, em forma de trombeta, que lhes permite deslocar-se sobre as superfícies lisas e cuja aderência é tão eficaz que lhes possibilita andar nas paredes sem cair.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade