Bibliojornal
Pesquisa

A leitura em festa...
Por Paula Agualuza (Professora), em 2012/04/13833 leram | 1 comentários | 213 gostam
"Se eu fosse um livro, nunca havia de sentir pressa de ler a palavra fim".
José Jorge Letria, in Se eu fosse um livro

Para o Concelho de Ílhavo, março foi o Mês da Leitura.
Todos os meses se devem celebrar com leituras. Mas dedicámos um mês inteirinho à leitura, para sublinhar a importância que deve ter na vida de todos, e, em especial, na vida dos jovens.
O Agrupamento de Escolas de Ílhavo, cuja sede se encontra na EB José Ferreira Pinto Basto, celebrou a leitura com muitas atividades interessantes e enriquecedoras, algumas delas em parceria com a Biblioteca Municipal de Ílhavo:

“À conversa com António Mota”
     No dia 13 de março, quatro turmas do nosso Agrupamento, duas do 1º ciclo (uma da EB da Chousa Velha e uma da EB Sra dos Campos) e duas do 2º ciclo, 6º A e C, participaram, com entuasiasmo, no encontro com este ilustre escritor da literatura infanto-juvenil. A atividade ocorreu no espaço da BMI, tendo sido o transporte garantido pela CMI.
    Foi um encontro pedagogicamente interessante, pois possibilitou um conhecimento mais aprofundado da biobibliografia deste autor, tendo ele, no momento do encontro, tecido algumas considerações interessantes sobre as suas motivações, perspetivas e ideais subjacentes aos conteúdos de algumas obras. Este tipo de atividade enriquece a leitura que nós, leitores, fazemos e torna-nos mais críticos e mais capazes de compreender as obras. Todas as turmas apresentaram trabalhos interessantes que desenvolveram a partir da leitura de obras do autor. Houve uma peça de teatro, adivinhas, foi apresentada uma nova versão da coleção “Se eu fosse...” tendo esta partilha sido muito enriquecedora.

“Ílhavo a ler +”
   A equipa da Biblioteca Escolar congratula-se com o facto de terem concorrido tantos e bons leitores. Os resultados da 1ª fase, em média geral, foram bastante satisfatórios.
   No 1º ciclo concorreram sessenta alunos, mais do que no ano letivo transato, e pelo 2º ano consecutivo, o nosso agrupamento obteve o 1º lugar na segunda fase, fase concelhia, desta vez com uma aluna do CE da Coutada.
Nos 2º e 3º ciclos concorreram trinta e dois alunos. Os seis que passaram à final tiveram uma boa prestação e uma das alunas destacou-se com a menção “Melhor leitora do 3º ciclo”. Este reconhecimento proporcionou-lhe um convite para o programa “Ao som das histórias”, a gravar na Rádio Terra Nova. Parabéns a todos.

"Oficina de marcadores de livros"
Na escola sede, decorreu, durante as duas primeiras semanas de março, uma oficina de marcadores, muito participada. O objetivo da atividade é promover a criatividade dos alunos e, ao mesmo tempo, a ligação ao livro e à sua preservação. Os marcadores encontram-se em votação e os três mais votados receberão um livro, como prémio.

"Nós poetas? Só às vezes!"
   Na biblioteca do CE da Sra do Pranto, no dia 21 de março, reinou a poesia. Os alunos foram os poetas... e que poetas! Houve danças, cantorias, recitações... e algumas até ao som do violino. Em várias sessões de trabalho na BE, que ocorreram neste mês da leitura, houve produção de vários tipos de poemas (acrósticos, poemas visuais, lipogramas, alfabetos temáticos, aranhogramas...) e, com os trabalhos que surgiram, nascerá um livro que poderá ser adquirido, brevemente, pela comunidade escolar.

"Histórias em várias línguas"
Na escola sede, promoveu-se o conto, em várias línguas. Os alunos ouviram histórias em inglês, francês, espanhol, alemão, ucraniano, turco e islandês. As três primeiras línguas são curriculares e, por isso, trabalhadas nas aulas respetivas e as últimas resultam da instalação de comunidades de outras culturas, na cidade, que tornam a escola mais cosmopolita.

"Histórias a várias mãos"
Muitas histórias foram criadas pelos alunos do Agrupamento, dando continuidade a um excerto de uma obra de Álvaro Magalhães. Algumas compostas numa só turma, outras, em continuidade em diversas turmas. Todas as obras se encontram em exposição na BMI.

Estas foram algumas das mais importantes atividades do mês da leitura. Muitas outras aconteceram... Deixamos imagens que valem por mil palavras.

Mais Imagens:

Comentários
Por Maria José Casimiro (Professora), em 2012/04/18
O mês da leitura! Uma das melhores actividades da escola!
Parabéns!

Escreva o seu Comentário
 



publicidade